Apresentação

O EREH se apresenta como um evento já consolidado no cenário estudantil regional, estando já na sua 5º edição. No ano de 2012 o encontro será realizado na UFMT/Cuiabá, com o intuito de fomentar um espaço debates culturais e acadêmicos que contemple discentes e egressos de cursos de história ofertados em instituições públicas e privadas de toda a região Centro – Oeste e do Triângulo Mineiro.
            A primeira edição do evento ocorreu no ano de 2008, em razão da necessidade de disponibilizar oportunidades extra-acadêmicas aos discentes e egressos de curso de história da região, que em razão das características do cetro-oeste têm poucas oportunidades dessa natureza.
O encontro objetiva fomentar as discussões sobre a formação do professores de história, num contexto histórico de fragilização e refluxo dos debates das ciências humanas e sociais, especialmente nas habilitações de licenciatura.
Chegamos ao final da primeira década do século XXI sem que possamos visualizar mudanças significativas no cenário educacional brasileiro, cuja principal característica, ainda que estejamos diante de indicadores quantitativos crescentes, é o comprometimento de habilidades cognitivas mínimas merecendo destaque a leitura, o que tende a comprometer o desenvolvimento de todas as áreas de aprendizagem. Cabe destacar ainda a histórica diminuição da oferta de carga horária destinada as disciplinas da área de humanidades, que inclusive não são cobradas em algumas das avaliações realizados pelo governo brasileiro, sendo recorrentes as críticas aos mecanismos utilizados para mensurar a aprendizagem.
Aponta-se ainda que os projetos educacionais atualmente em curso primam por três objetivos: aumentar o numero de pessoas que cursam ensino superior; qualificar com o menor tempo possível mão-de-obra para o mercado crescente; e aproximar as modalidades de formação (básica, técnica e superior) em um grande sistema educacional, pautado por pressupostos empresariais, que acabam por comprometer a gestão das instituições de ensino. A título de descrição do cenário cabe apontar a tendência verificada na formação de professores generalistas, ao passo que a formação dos bacharéis tem primado pela especialização e progressivo aumento da carga horária desses cursos. Lamentavelmente a formação de professores tem sido a área mais atingida nesta conjuntura. As transformações caminham no sentido de retirar as especificidades dos educadores em suas áreas em mérito de um profissional multidisciplinar.
Ainda causa preocupação o fato de recorrentemente ser difundida a idéia que os fracassos na educação básica são, em maior medida, responsabilidade dos professores enquanto indivíduos.
Outra preocupação central é o crescente distanciamento e dicotomia entre ensino e pesquisa, licenciaturas e bacharelados, além da ausência de diálogo entre universidade e escola básica, o que acreditamos ser decorrência da impossibilidade da universidade de promover a transposição de conhecimentos acadêmicos para conhecimentos escolares.
Outra variável a ser considerada, no que tange ao diálogo necessário entre sociedade a agências de ensino, diz respeito ao esforço necessário para a promoção da diversidade em todas as suas dimensões nos espaços escolares, como um mecanismo de promover a superação das desigualdades que marcam a sociedade contemporânea.
Ademais, ainda que a matéria seja recorrente na legislação educacional, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais, as instituições de ensino têm pouca familiaridade e disposição para tratar dessa temática.
O tema “Cultura, Poder e Diversidade: a busca por um outro ensino de história”, contempla o exposto anteriormente, colocando-se como um compromisso do grupo organizador dessa atividade.
O “V Encontro Regional dos Estudantes de História da Região Centro-Oeste” em Cuiabá, visa proporcionar aos encontristas um amplo espaço de discussões e abordagens tanto conceituais quanto teórico-metodológicos, que auxiliem no esforço de construção de novas possibilidades de pensar o ensino de história, possibilidades essas em consonância com uma sociedade, justa, inclusiva e fraterna.